Publicado em: 06/11/2008 10:45 | Autor: Dep.Comu.

DESARMAMENTO

O  agente da PF, Edvaldo Felix, esteve visitando o município para divulgar a campanha e supervisionar o local onde será montado o posto de entrega.

A parceria faz parte do programa de desarmamento do governo federal para diminuir a circulação de armas de fogo e conseqüentemente os índices de ocorrências envolvendo armas.  Nos dias 17, 18 e 19 de novembro a Policia Federal espera recolher uma quantidade siguinificativa de armas com a colaboração da comunidade, já que a campanha consiste em fazer com que os proprietários façam a devolução espontâneamente.

Uma sala no  prédio da prefeitura vai servir de posto de atendimento da PF, onde as pessoas que vão participar da campanha poderão entregar suas armas ou registrar as mesmas, além da sala será disponibilizado uma viatura para atendimento domiciliar se necessário.

O agente da Policia Federal garante que  a operação não tem cunho investigativo, o que faz com que as pessoas fiquem mas tranqüilas ao devolver a arma, sem a necessidade de esclarecer ou prestar informações sobre sua procedência.

Outro ponto importante da campanha é que, ao ter a iniciativa de devolver à arma, a pessoa poderá receber uma recompensa que vai de 100 a 200 reais, de acordo com o calibre.

No Paraná 11 municípios foram escolhidos para a campanha com a PF, já que o prazo final da mobilização é 31 dezembros deste ano.

A expectativa da policia com Jacarezinho é grande já que o município tem caráter regional e possui muitas propriedades rurais, o que deve favorecer a iniciativa da devolução de armas.

No Paraná mais de 10 mil armas já forma devolvidas voluntariamente, um número considerado excelente  diante da quantidade de armas que circulam por ai.

O agente Felix destaca ainda a importância de o cidadão participar no processo de melhoria da segurança pública, e cita que campanhas como esta é uma oportunidade importante para esta participação.

“Segurança pública não é dever só do estado e da união, mas também dos municípios, e aqui em Jacarezinho a prefeita Tina Toneti vem dando todo o apoio necessário para o sucesso desta campanha.

O atendimento ao público deve acontecer das 09 h as 16 h, sem intervalo para almoço, a Policia Federal informa ainda que as pessoas que tenham dúvidas ou receio em participar da campanha podem ter mais informação pelo telefone (43)32947237 Delegacia da Policia Federal de Londrina  e falar com os agentes Edvaldo Félix ou Divino.