Publicado em: 10/11/2008 13:44 | Autor: Dep.Comu/Marcos Brito

" 1ª FICAFE "

Foi realizada na última semana, a primeira edição da Feira Internacional de Cafés Especiais, a Ficafé. Durante dois dias, milhares de pessoas participaram de uma série de eventos técnicos e de comercialização. Na oportunidade, uma nova marca de Café, o  “Café do Norte Pioneiro do Paraná” teve o seu nome projetado e lançado oficialmente. A Ficafé foi realizada nas dependencias do Centro de Eventos de Jacarezinho, no Parque de Exposições. A Ficafé, primeira feira do gênero no Estado, reuniu produtores, fornecedores, compradores, lideranças e representantes de entidades ligadas à cafeicultura. O Norte Pioneiro é responsável por cerca 50% do Café Especial produzido no Paraná, quinto maior produtor brasileiro da bebida. Segundo o vice-presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), José Ferroni Neto, a Ficafé tem como objetivo promover a comercialização de Cafés Finos, produzidos na região. "Estiveram expostas sessenta amostras dos melhores cafés, selecionadas nos municípios produtores que compõem a região, em concursos municipais de qualidade e que foram disponibilizadas para a apreciação dos compradores em rodadas de degustação", explicou o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello.

Os visitantes da Ficafé também participaram de rodadas de negócios, realizadas  nos dois dias de evento.  Além da comercialização de Cafés Especiais, a Ficafé também promoveu palestras técnicas e a exposição de máquinas e equipamentos para a condução da lavoura cafeeira, colheita e processamento do Café, limpeza, secagem, beneficiamento, mercado futuro, 4C e Indicação de Procedência, e produtos de empresas de insumos para a cafeicultura. De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal de Santo Antonio da Platina, Paulo Buso, a Ficafé superou as expectativas da Acenpp e de todos os parceiros e organizadores. Ao todo, foram 27 estandes. “Mais de mil produtores de Café da região de Jacarezinho e de Cornélio Procópio, representantes de entidades e compradores do Brasil e exterior, visitaram a mostra durante os dois dias de realizaçao”, observou.

Foram parceiros da Acenpp e do Sebrae o Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência e Extensão Rural (Emater), Banco do Brasil, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná (Amunorpi), Associação Paranaense de Cafeicultores (Apac), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e  Associação dos Municípios do Norte do Paraná  (Amunop). “Nunca se teve uma feira deste porte em nossa região e Jacarezinho foi agraciada com um evento deste porte. É muito bom, pois podemos resgatar o Norte Pioneiro neste ramo de cultivo”, comenta o vereador Beto Rocha, de Jacarezinho e que também participou da Ficafé..

Vocação Regional

Os produtores de Cafés Especiais do Norte Pioneiro estão distribuídos em 45 municípios que compõem a região. A cafeicultura representa, para muitos deles, o primeiro lugar no Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Ao todo são 7,5 mil propriedades, cerca de 60% das propriedades de Café no Paraná, com 42 mil hectares de área cultivada e produção média de um milhão de sacas ao ano. Os recentes resultados obtidos por produtores de café da região, em concurso de qualidade, estaduais e nacionais,  comprovam o potencial para a produção de cafés finos. “Com um novo produto, tendo a marca da região, irá fortalecer os produtores de todo Norte Pioneiro. Podendo assim ter os valores que merecem neste competitivo ramo”, enfatiza Wilson Ferreira. O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, não compareceu ao evento por não conseguir pousar no Aeroporto de Ourinhos (SP) devido as fortes chuvas que caíram na manhã na região durante a abertura da Ficafé.