Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 20/11/2008 15:50 | Autor: Dep.Comu/João Luccas

1º Curta-Jacaré

A cidade, com típica vocação estudantil e universitária, localizada no Norte do Paraná, fazendo divisas com o Sul de São Paulo, vê no incentivo à produção cinematográfica um nicho de exploração e de desenvolvimento cultural, com nítidos desdobramentos artísticos e profissionais.

Nesse sentido, ainda, impõe reconhecer que já se encontra em funcionamento, há mais de um ano, o Cine Clube Espaço Cult, projeto este de relevo social e sem fins lucrativos, através do qual são exibidos filmes clássicos, visando à fomentação do debate e a formação de grupos críticos em relação à 7ª Arte.

Entendemos que pensar cinema, muito mais do que um repertório de entretenimento, significa, pois, reviver o passado, num resgate histórico-valorativo, visando uma melhor compreensão e leitura do presente, ressaltou a Prefeita Tina Toneti.

Igualmente, entendemos que através da 1ª Mostra de Curtas, a ser realizada brevemente em nossa cidade, ter-se-á uma possibilidade real de expansão no que pertine ao desenvolvimento cinematográfico, quer através da formação de grupos de debate, quer através da disseminação de produções independentes, enfim, tudo com vistas à formação de um ciclo constante de discussões técnicas e científicas em prol sedimentação da 7ª Arte.

A Mostra tem por objetivo primordial incentivar a produção cinematográfica, fazendo com que as pessoas saiam do anonimato e enxerguem na produção independente uma sintonia de vibração e de aconchego em relação a todos aqueles que vivem e respiram cinema, numa espécie, mesmo, de construção de uma linguagem linear e comum.

O cinema é um meio de comunicação de massa; uma arte coletiva concebida como espetáculo que pode incitar a reflexão e, ao mesmo tempo, entreter. Assistir a um filme pressupõe isolar-se da vida cotidiana a fim de participar dos sentimentos e emoções que a película provoca, justificando, desse modo, uma inter-relação entre o espectador e alguns personagens.