Administração

Publicado em: 13/06/2011 15:29 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / João Luccas Thabet Venturine

Administração e Controle Interno celerizam procedimentos

Com o objetivo de intensificar a celeridade dos procedimentos administrativos, em especial, os de licitação, a Secretaria Municipal de Administração, em ação conjunta com o Controle Interno, promoveu reunião com os controladores setoriais na última semana.

De acordo com o secretário de Administração João Luccas Thabet Venturine, “o objetivo do encontro, de natureza precipuamente operacional, é estimular a rapidez dos procedimentos, a partir da minimização do número de erros ou, entre outras palavras, de falhas formais”.

Neste sentido, cabe ressaltar que os controladores setoriais, imediatamente subordinados ao Controlador Interno, exercem efetivo papel gerencial, haja vista que dentre suas principais atribuições institucionais, encontra-se a de impulsionar e supervisionar os procedimentos, atrelados sempre à legalidade e aos princípios nucleares do direito administrativo.

O secretário de Administração destacou ainda que os controladores formam um grupo coeso, com grande maturidade administrativa e institucional. “Nas ações da secretaria, por exemplo, discussões atinentes a Planos de Cargos e Salários, sempre busquei uma participação ativa dos controladores setoriais, mesmo porque são muito qualificados e aptos a qualquer discussão administrativa”, acrescentou.

O Departamento de Controle Interno busca, através de mecanismos legais, promover ações que garantam que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos. Essas ações têm a finalidade de conferir precisão e confiabilidade aos dados contábeis, além de promover a eficiência operacional dos papéis de trabalho da administração pública municipal, ramificados às secretarias através dos chefes setoriais.

O diretor geral do Departamento de Controle Interno Aristides Sant’Ana Stela Neto, por sua vez, explicou que “através da integração com a Secretaria de Administração, pôde-se viabilizar uma melhor tramitação dos procedimentos operacionais, objetos de análise minuciosa e sucinta pelos Órgãos de Controle”.

O secretário de Administração João Luccas e o diretor Geral de Controle Interno