Administração

Publicado em: 29/07/2011 08:57 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura promove palestra sobre prevenção de acidentes

O Município de Jacarezinho, através da Secretaria Municipal de Administração, promoveu anteontem palestra sobre como prevenir acidentes de trabalho. Evento aconteceu no Cine Teatro Iguaçu, para comemorar o “Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho”, 27 de julho.

Direcionado aos funcionários públicos municipais, palestra também foi aberta às pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre os riscos de acidentes no trabalho e formas de prevenção.

O palestrante foi o engenheiro de segurança do SESI – Santo Antonio Da Platina Wladimir Fonseca, que falou e apresentou programas relacionados à prevenção dos acidentes de trabalho como por exemplo o PPRA – programa de prevenção de riscos ambientais e o PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. Wladimir abordou também as normas regulamentares de segurança do Ministério do Trabalho, com foco na NR5 , norma que institui a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Na mesma palestra, tivemos o depoimento de Luiz Roberto Antonio, que sofreu acidente de trabalho em 1989. Ele conta de sua luta, de sua superação e ainda recomenda o uso dos EPIs os equipamentos de segurança aos seus colegas, já que hoje a prefeitura dispõe, fornece e exige seu uso.

O Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho é lembrado em 27 de julho porque foi nesta data, no ano de 1972, que o então Ministro do Trabalho Julio Barata publicou as Portarias n. 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, e atualizou o artigo 164 da CLT, que trata da formação e atuação da CIPA. O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho.

Hoje não se pode pensar uma empresa/órgão público que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infra-estrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

As medidas profissionalizadas e planejadas, além de atender ao bem estar do servidor municipal, ainda economizam o dinheiro do contribuinte.

VAMOS OUVIR O ORGANIZADOR DO EVENTO FABIO RODRIGO PRÍNCIPE (disponível para download nos arquivos relacionados)