Administração

Publicado em: 22/08/2011 13:14 | Autor: Secretaria de Administração - João Luccas Thabet / Departamento de Comunicação - Alfredo Jorge - Rôm

Prefeitura realiza treinamento de Prevenção e Combate à Incêndio

Funcionários públicos municipais passaram, na última quinta-feira, por treinamento de prevenção e combate a incêndio, em conformidade com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

O treinamento foi ministrado pelo 3º Sargento do Grupamento de Bombeiros de Jacarezinho, Marcos Coelho, com a participação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e do Técnico em Segurança do Trabalho contratado pelo Município, Ademir José Fortini.

O treinamento foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, os funcionários receberam conhecimentos teóricos sobre as causas e os tipos de incêndio, sobre como evitar situações de risco e sobre como agir para que o fogo seja controlado.

Já, na segunda parte do treinamento, os funcionários foram levados ao Centro de Eventos Municipal, onde puderam manusear os extintores e praticar as ações corretas para combater incêndios e evitar acidentes com botijão de gás.

Segundo Coelho, a maiorias das pessoas não sabe diferenciar os tipos de extintores que existem e qual deve ser utilizado em caso de incêndio. Ele ressalta a importância de ler o rótulo dos extintores antes de aplicá-lo diretamente ao fogo.

Neste treinamento participaram cerca de vinte funcionários das Secretarias Municipais de Administração, Planejamento, Finanças, Gabinete, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Conservação Urbana. Participaram também alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Colégio Estadual Rui Barbosa, que realizam estágio curricular na Prefeitura.

O Secretário Municipal de Administração João Luccas Thabet, que acompanhou o treinamento, falou que é muito importante que o funcionário saiba o que fazer em caso de emergência, para que sejam reduzidos os riscos de acidentes graves.

De acordo com Fábio Rodrigo Principe, Presidente da CIPA, este treinamento irá se repetir no próximo dia 25 de Agosto, mas, na oportunidade, o público alvo será as equipes das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes e da Saúde.

O treinamento transcorreu de maneira cuidadosa, já que um caminhão pipa do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho foi enviado ao local para garantir a segurança dos participantes.

O Município de Jacarezinho, através da Secretaria Municipal de Administração, e a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Gestão 2011-2012, agradecem ao Grupamento de Bombeiros de Jacarezinho e, em especial, ao Sgt. Marcos Coelho, pela parceria para a realização deste treinamento.

CONHEÇA OS DIVERSOS TIPOS DE EXTINTORES E AS CLASSES DE INCÊNDIO:

EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO: O agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO. Posteriormente, são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA, devido a queima do PÓ.

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2): O GÁS CARBÔNICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) está presente. Ao ser acionado o extintor o gás é liberado formando uma nuvem que ABAFA E RESFRIA. É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).

EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA - PRESSÃO PERMANENTE: Não é provido de cilindro de gás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor.

EXTINTOR DE ÁGUA – PRESSÃO INJETADA: Fixado na parte externa do aparelho está um pequeno cilindro contendo o gás propelente, cuja a válvula deve ser aberta no ato da utilização do extintor, a fim de pressurizar o ambiente interno do cilindro permitindo o seu funcionamento. O elemento extintor é a água, que atua através do resfriamento da área do material em combustão. O agente propulsor (propelente) é o GÁS CARBÔNICO (CO2)

Classes de incêndios:

Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.;

Classe B - são considerados os inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.