Cultura

 

Publicado em: 02/09/2025 09:53 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

XX EnCena registra a maior edição de sua história, com foco na democratização do acesso ao teatro


Whatsapp

 

Realizado pela Prefeitura de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Conjunto Amadores de Teatro (CAT), Sesc e Instituto Federal do Paraná (IFPR), o XX EnCena: Festival de Teatro de Jacarezinho entrou para a história como a maior edição já realizada, no que se refere à democratização do acesso às artes cênicas.


A abertura do festival e o segundo dia de apresentações foram marcados pela presença do renomado Balé Teatro Guaíra, com os espetáculos “V.I.C.A.” e “Castelo”, de projeção internacional. Com casa lotada nos dois dias, o público foi diverso e plural, reunindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), universitários, representantes institucionais, pessoas idosas do Lar São Vicente de Paulo, comunidades atendidas pelos CRAS e pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Pela primeira vez, o festival ampliou sua programação para bairros e comunidades rurais. O espetáculo Preta do Leite foi apresentado na Comunidade da Pedreira, no Assentamento Companheiro Keno (Bairro Ouro Grande) e no Marques dos Reis, aproximando a arte de públicos historicamente afastados do acesso a bens culturais. Além disso, durante toda a semana, grupos atendidos pelos CRAS tiveram transporte garantido para assistir aos espetáculos no Conjunto Amadores de Teatro (CAT).

Outro marco desta edição foi a participação das escolas municipais, que tiveram a oportunidade de levar seus estudantes ao espetáculo infantil Itan e Tal, do Grupo Baquetá, no CAT, e à apresentação de Preta do Leite, na Praça Rui Barbosa. Assim, todas as crianças do 3º ao 5º ano da rede municipal de ensino tiveram acesso a espetáculos teatrais gratuitos e de alto nível estético e performático.

O festival também chegou a novos espaços educacionais. O Colégio Estadual Marques dos Reis, bem como o Centro da Juventude José Richa, no Bairro Aeroporto, receberam, pela primeira vez, uma apresentação do EnCena, com o espetáculo “Po(r)ty”, da Cia Dancep, ligada ao Colégio Estadual do Paraná, em um gesto que fortalece o vínculo entre educação e cultura.

Além da programação artística, o Festival promoveu importantes espaços de reflexão e diálogo. Um deles foi o Café EnCena, que reuniu artistas, gestores e comunidade para discutir o papel estratégico do festival na formação cultural da cidade. Outro destaque foi o I Fórum de Cooperação para os Grupos de Teatro do Norte do Paraná e Sul de São Paulo, que aproximou representantes dos dois estados na construção de uma rede colaborativa para o fortalecimento das artes cênicas regionais.

O prefeito Marcelo Palhares celebrou o sucesso da edição e ressaltou a importância da atuação conjunta: “O EnCena é uma conquista coletiva. Quero agradecer a todas as instituições parceiras que tornam esse festival possível — Prefeitura, UENP, CAT, Sesc e IFPR. Graças a esse esforço conjunto, conseguimos realizar uma edição histórica, que levou o teatro a diferentes públicos e territórios de nossa cidade.”

O diretor de Cultura de Jacarezinho, James Rios, destacou o caráter democrático do festival e o apoio institucional recebido: “O XX EnCena foi a maior edição no que se refere à democratização do acesso. Pela primeira vez, conseguimos levar o teatro para comunidades rurais, bairros periféricos, instituições sociais, pacientes do CAPS, estudantes da Apae e todas as escolas municipais. Isso só foi possível porque contamos com o apoio fundamental do prefeito Marcelo Palhares, de seu vice Antonio Neto e de todas as Secretarias Municipais envolvidas. Esse suporte tornou o EnCena um festival grande e exitoso, consolidando-o como uma política pública de cultura que fortalece a identidade e a cidadania de nossa comunidade.”

Com vinte anos de história, o EnCena reafirma-se como uma das principais políticas públicas de cultura do Norte Pioneiro, cada vez mais inclusivo e comprometido em aproximar o teatro da vida cotidiana da comunidade, consolidando Jacarezinho como uma referência cultural para todo o Estado.