Cursos Profissionalizantes

Publicado em: 29/09/2011 18:36 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Texto: Rômulo Madureira

APAE promove concurso de Redação em parceria com Educação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) premiou na manhã desta quarta-feira os três primeiros colocados em Concurso de Redação promovido pela entidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O tema escolhido para nortear a redação dos alunos foi o mesmo da Semana Nacional com Deficiência Intelectual e Múltipla 2011: “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente".

Dezenas de alunos das Escolas Municipais Vera Cecília Lamin, Ismênia de Lima Peixoto, Maria Tereza de Andrade Quevedo, Ruth Pimentel Rocha, João de Aguiar, Silvestre Marques e Colégio Elo fizeram seus trabalhos para participar do Concurso.

A comissão julgadora foi formada pro professores das escolas, psicólogas e assistentes sociais da APAE, além do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação. Os nomes dos alunos foram retirados antes de serem entregues aos jurados, garantindo a isonomia do processo.

Os vencedores foram os seguintes: em primeiro lugar, Luiz Roberto Martini Lobo (Colégio Elo) com a redação “Quebrando preconceitos e fazendo amigos”. Em segundo, Paulo Vitor Batista da Silva (Vera Cecília Lamin) com o texto homônimo ao tema. Por fim, na terceira posição, ficou Gabriele Cristina Fermino Reis com a redação de título “Meu lema é ‘deficiência não é defeito’, fora preconceito!”

Na premiação, estavam presentes representantes de cada escola, os alunos vencedores e autoridades municipais: a secretária Municipal de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral, a coordenadora da educação especial Carmen Teixeira, a coordenadora do ensino fundamental Ana Cristina Ferreira Martins, a professora responsável pelo setor de avaliação diagnóstica Ângela Maria Teodoro Neves, a presidente da APAE Ana Silvia Diniz, a diretora da instituição Luciana Aparício Benite e a coordenadora pedagógica da entidade Vilma Caldeira de Oliveira, além de outros professores.

A secretária de Educação Laura Amaral explica que a Prefeitura tem participado desde 2005 do Concurso promovido pela APAE. Laura elogiou a gestão atual e todo o corpo profissional da APAE. Contou ainda que todos os alunos dos últimos anos do ensino fundamental são convidados a participarem e a adesão tem sido satisfatória.

A cerimônia de premiação, que era comumente realizada na sede da Secretaria de Educação, foi transferida neste ano para a escola Maria de Nazaré para que os alunos de lá também pudessem acompanhar o evento.

Antes da feitura das redações, um intercâmbio entre os alunos foi organizado pela Secretaria de Educação e APAE. Os alunos da rede municipal visitaram a Escola Maria de Nazaré e os de lá visitaram as Escolas. A secretária Laura Amaral considera que isto influenciou no trabalho dos alunos. “Achei que esse contato estreito foi muito positivo para ambos os lados. Tem sido uma experiência muito boa no sentido de derrubar os preconceitos ou, no caso dos mais novos, nem deixar que eles se formem”, falou.

Na ocasião, a equipe da APAE anunciou ainda que a Maria de Nazaré é agora oficialmente escola de educação básica na modalidade de educação especial. Os alunos David e Rafaela, eleitos autodefensores regionais (entre 12 APAEs da região), descreveram as visitas às escolas municipais e disseram ter sido “muito bem recebidos”.

Confira na íntegra as três redações vencedoras clicando acima (arquivos relacionados).